MENU

sexta-feira, 2 de dezembro de 2011

GOVERNO DE SERGIPE SECRETARIA DE ESTADO DA EDUCAÇÃO DIRETORIA REGIONAL DE EDUCAÇÃO / DRE-8 ENSINO FUNDAMENTAL DA DRE-08


RELATÓRIO


O projeto Contar para encantar I foi apresentado à Diretoria Regional de Educação DRE-08 pelo Grupo Prosarte de Contadores de Histórias no segundo semestre de 2011,tendo como objetivo principal despertar nos alunos o gosto pela leitura através da arte de contar histórias.
Foram contempladas 30 escolas dessa diretoria, atingindo um total de mais de 3.850 alunos e 160 professores.
A culminância da contação de histórias ocorreu no dia 07 de dezembro no Colégio Estadual Leão Magno Brasil no turno matutino e contou com a presença do Diretor da DRE-08, Everaldo Fontes, a Coordenadora Pedagógica, Joana Angélica, a Coordenadora do Ensino Fundamental, Andréa Brazil, as técnicas Cirlene Mendes e Elizabeth Freitas, a escritora sergipana, Jeane Caldas e o Grupo Prosarte. Foi um momento especial, onde todos presenciaram o belo trabalho das professoras dessa escola,que se sentiram motivadas pelo Projeto de Leitura da DRE-08: Ler pra quê? Pra que ler? e  estimulam seus alunos na leitura e na escrita com a formação de um coral por toda a turma onde lêem diversas poesias e textos de vários autores.
A arte de contar histórias é milenar. Todo povo tem histórias que contam as coisas que precisam saber. Elas acompanham nossa vida, desde pequeno. Quem nunca parou para ouvir uma boa história contada pelo vovô, pela vovó, pela mamãe? Quem não gosta de ouvir ou de ler uma boa história?
Elas são patrimônios da humanidade. E sabendo que, ouvir e contar histórias desenvolve a imaginação, resgata a cultura oral e incentiva a escrita, proporciona momentos lúdicos e de interação com o público; vemos que é uma experiência ímpar para as crianças.
Segundo Nelly Novaes Coelho (2010) “É ao livro, à palavra escrita, que atribuímos a maior responsabilidade na formação da consciência de mundo das crianças e dos jovens. E parece já fora de qualquer dúvida que nenhuma outra forma de ler o mundo dos homens é tão eficaz e rica quanto a que a literatura permite.”
As histórias sempre fascinam o ser humano. Nas palavras ditas ou escritas de um bom narrador, os episódios adquirem vida. Somos então transportados para um outro mundo real. Lá acompanhamos os personagens em suas aventuras e em seus dramas, compartilhamos suas alegrias e tristezas.
A criança ao ter contato com o mundo da leitura pode viajar no mundo da imaginação, o que vai torná-lo um adulto mais feliz devido a capacidade de sonhar.
A experiência causou um grande impacto positivo na prática de incentivo à leitura e a escrita. O trabalho dos contadores de histórias vai muito além de uma ação de leitura. É uma paixão! Por isso, se faz necessário a sua continuação.




Técnicas do Ensino Fundamental da DRE-08:
Cirlene Mendes e Elizabeth Freitas.

Aracaju- Sergipe, 09 de dezembro de 2011.

Nenhum comentário:

Postar um comentário